Montadora do Japão reutiliza baterias de carros elétricos para gerar energia solar

4 de dezembro de 2018

Montadora do Japão reutiliza baterias de carros elétricos para gerar energia solar

Os carros elétricos são a aposta do futuro, além de econômicos eles proporcionam benefícios ao meio ambiente, não poluem e não utilizam combustíveis que necessitam de recursos do meio ambiente para serem produzidos. Apesar disso eles contam com baterias que podem ser prejudiciais ao meio ambiente na hora do descarte.

Pensando nisso a Nissan desenvolveu um novo método de reutilização inteligente, as baterias que equipam o modelo Leaf agora tem um novo caminho quando descartadas, a montadora faz a desmontagem das baterias usadas e as utiliza para iluminação de ruas com energia solar.

No projeto da Nissan as lâmpadas funcionam de forma independente e não estão ligadas a rede elétrica. A iniciativa ainda está em fase de testes e por enquanto acontece apenas na cidade de Namie, no Japão, que hoje está abandonada depois do acidente nuclear na usina de Fukushima.

A meta da montadora é instalar lâmpadas que funcionem com as baterias e a energia solar em toda cidade, para completar as fases de teste. O objetivo é fazer isso ainda este ano para dar início em outros projetos o quanto antes.

A Nissan também já fez testes com as baterias recicladas para armazenar energia solar em residências. Atualmente a Tesla, que fabrica carros elétricos, já utiliza o mesmo procedimento para armazenar energia solar através da PowerWall.

Assim como a Nissan, a francesa Renault possui um projeto similar, e tem o objetivo de gerar energia limpa através de itens já descartados, desta vez em Portugal, na Ilha da Madeira, com um projeto chamado Smart Island.

Peça já seu orçamento


Call Now ButtonLigar agora