O que é energia solar fotovoltaica?

12 de novembro de 2018

O que é energia solar fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica é obtida através da irradiação solar e é transformada diretamente em energia elétrica, sem ter a necessidade de passar pela fase da energia térmica.

Ela funciona por células fotovoltaicas, que são feitas a partir de materiais semicondutores (na maioria das vezes o silício). A luz que chega até a célula faz com que parte dos elétrons do material iluminado absorva fótons, que são partículas de energia presentes na luz solar.

Os elétrons livres são transportados pelo semicondutor, até que são puxados por um campo elétrico. O campo é formado na junção dos materiais, por uma diferença de potencial elétrico que existe entre os materiais semicondutores. Os elétrons livres são transportados para fora das células de energia solar e se tornam energia elétrica, podendo ser utilizados normalmente.

Além da conversão em energia elétrica, a energia solar fotovoltaica pode ainda atuar como aquecimento térmico, através da absorção da luz solar por coletores, que são instalados nos telhados das edificações.

Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para atender uma residência de três a quatro moradores são necessários 4m² de coletores para fornecer água aquecida a todos.

 

Vantagens da energia solar

  • A energia solar fotovoltaica é renovável e inesgotável;
  • Economia na conta de luz;
  • Retorno rápido do investimento;
  • Facilidade de financiamento;
  • Otimização do espaço físico.

Peça já seu orçamento


Call Now ButtonLigar agora